quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Novo AMD K10: Que venham os Quad-Core!

A AMD anunciou recentemente o lançamento dos novos CPUs K10, que deverão ser lançados em setembro próximo. As expectativas da fabricante são de que o novo CPU, que conta com uma arquitetura reformulada, seja um rival a altura dos Core 2 Quad (O CPU quatro-núcleos da Intel).

A novidade trouxe ainda o lançamento do já anunciado socket AM2+, que nada mais é do que o socket AM2 com implementação do novo HyperTransport 3.0 e o mesmo suporte a memórias DDR2.

Os primeiros CPUs dessa nova geração devem ser os chips destinados a servidores baseados no Opteron. Na mesma ocasião, foram revelados algumas características e os nomes dos primeiros CPUs que deverão integrar a nova linha Desktop baseados no socket AM2+, são eles:

- Phenom FX (Agena FX), constituído de 4 núcleos, clock inicial de 2.2Ghz e 2Mb de cache L3
- Phenom X4 (Agena), constituído de 4 núcleos, clock inicial de 2.2Ghz e 2Mb de cache L3

Já para 2008, a AMD promete implementar mais processadores baseados no novo socket, que seriam nada mais que uma "Segunda Linha", voltada a processadores de baixo custo, os CPUs em questão são:

- Phenom X2 (Kuma), constituído de 2 núcleos, clock inicial de 2.2Ghz e 2Mb de cache L3
- Athlon X2 (Rana), constituído de 2 núcleos, clocks iniciando em 2.2Ghz e sem cache L3
- Sempron (Spica), constituído de 1 núcleo, clock inicial de 2.2Ghz e sem cache L3.

A grande novidade da nova arquitetura além dos quatro-núcleos foi a inclusão do cache L3, algo no mínimo interessante e que merece um pouco de atenção quanto ao real benefício no desempenho do processador, devido a forma como foi implementado.

Como já era esperado, a AMD assegurou a total compatibilidade nos novos processadores com o já estabelecido socket AM2, devido a implementação do Hyper transport 2.0 em conjunto com o 3.0. Isso significa que você poderá comprar um CPU AM2+ Quatro-Núcleos e utilizar em sua placa mãe AM2 sem qualquer inconveniente. Além disso, os CPUs AM2+ terão total compatibilidade com o futuro socket AM3 que será concebido para utilização de memórias DDR3, já que os novos processadores contam com dois controladores de memória no chip.
Parece que dessa vez a AMD acertou, uma nova mudança de socket deixaria a empresa em maus lençóis ao defrontar os consumidores com 3 mudanças de socket em pouco mais de 2 anos.

Fico no aguardo, espero que esse novo processador possibilite uma disputa a altura no mercado Quad-Core, quem ganharia com isso seriam os consumidores, podendo optar pela plataforma que melhor lhe agradar em custo e desempenho.

Que se inicie a disputa!

Leitura Recomendada:
Entenda a arquitetura dos novos processadores AMD (em Inglês)
http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/amd-k10.html

Nenhum comentário: