segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Consoles next-gen: Seriam eles realmente superiores aos PCs?

Não sou especialista em consoles, nem mesmo tenho um desde os tempos do Super NES, mas já tive a oportunidade de jogar o XBOX 360 e o Playstation 3. O que posso dizer sobre ambos é que não me impressionaram.

Do início

A Microsoft discretamente introduziu o XBOX360 em novembro de 2005, aproveitando o fato de que teria o único console next gen do mercado para criar uma vantagem estratégica. Quase um ano se passou até que a Sony tivesse a plataforma concorrente pronta para a "batalha" e, ao anunciar o console ao mundo afirmou ter o melhor conjunto gráfico, capaz de resistir no mercado por no mínimo 10 anos. Aos poucos tivemos resultados reais do que era conhecido apenas por números e a prática novamente se mostrou muito diferente da teoria: Os consoles next-gen não demonstraram a flexibilidade esperada.

Nunca tivemos consoles tão parecidos com PCs, falo de processadores multi-core e placas gráficas das famigeradas nVidia e ATI. Talvez esse seja o maior motivo para que pouco mais de 2 anos após o lançamento do primeiro console next-gen tenhamos PCs superando-os em poder gráfico, grande parte graças a nova API 3D da microsoft, conhecida como DirectX 10.

Falando em Hardware, temos no console da Microsoft uma placa gráfica ATI Xenos, baseada na série Radeon X19XX, enquanto o console da Sony conta com uma nVidia RSX, baseada na série GeForce 78xx. E o que elas tem em comum? Ambas são placas DX9 com alguns incrementos, em outras palavras, isso significa que os consoles atuais já se mostram ultrapassados, incapazes de manter a mesma qualidade gráfica e efeitos de um PC top de linha atual, equipado com uma aceleradora 3D de ultima geração. Com o recente lançamento dos CPUs Quad-Core para PCs, é questão de tempo ou um simples upgrade para que os consoles tenham sido completamente superados.

Sempre foi complicado comparar PCs com consoles devido as diferentes propostas que ambos assumem, mas atualmente está dificil para as grandes fabricantes manterem em seus consoles a melhor escolha para quem quer poder gráfico, pois o tempo necessário para que a plataforma se torne obsoleta é muito curto. Um upgrade de Hardware talvez fosse uma saída, mas certamente causaria problemas enormes quando aqueles que já tem uma versão anterior do console acabassem incapacitados de jogar ou tivessem gráficos inferiores a versão mais atual.

Levando em conta que essa disputa "PC x Console" pendeu para o lado do primeiro, seria interessante que os fabricantes fossem prudentes ao anunciar uma plataforma por "10 longos anos", pois o resultado dessa afirmação pode ser a decepção completado dos compradores.

Nessa batalha pelo melhor console, quem parece ter levado a melhor foi a Nintendo com seu Wii, que apesar de não ser pareo para o Hardware evidentemente superior dos rivais next-gen, vem conquistando a cada dia novos fãs com seu conceito de jogabilidade, atraindo até mesmo pessoas que nunca imaginaram fazer parte do entretenimento virtual.

Leitura recomendada:
Comparação gráfica entre XBOX360 e Playstation 3
http://www.gamespot.com/features/6162742/index.html?tag=gumballs;title;1

4 comentários:

Anônimo disse...

è realmente, os pcs já superaram os consoles da nova geração... o pior foi não ter suporte para o DX10...mais não sei, acho que os fabricantes inventaram alguma coisa para que não fiquem mais tão ultrapassados.

Esteban Maroto disse...

bmagera91,

Não é tão simples assim mudar o Hardware de um console. Primeiramente levaria bastante tempo para sair uma revisão com DX10 e, pior que isso, quem já tem um console antigo ficaria extremamente revoltado, abalando completamente as vendas do sistema.

Uma coisa é simplesmente revisar a aparência do produto ou diminuir o processo de litografia, mas mantendo o mesmo Hardware e desempenho, outra seria colocar uma VGA mais atual em um console mais novo, que deveria ser igual.

Para tornar isso viável, seria necessário lançar o console com hardware atualizado com outro nome, mantendo jogos compatíveis e preço elevado, deixando claro que a única diferença entre os consoles é que esse possivelmente exiba mais efeitos gráficos que o outro. Ao mesmo tempo seria necessario convencer o mercado a comprar o modelo novo, que ao mesmo tempo não abalasse as vendas do antigo e a confiança de quem já tem o console anterior.

Na prática isso seria realmente complicado, duvido muito que alguem correria o risco de modificar o Hardware de uma máquina especifica como os consoles.

Henrique disse...

Maneiro seu blog, só tá faltando atualizar um pouco mais ne?!

Abraço

Esteban Maroto disse...

Henrique,

Ando sem tempo ultimamente, está um pouco difícil dedicar um tempinho ao blog. Tentarei lançar um artigo novo ao menos mensal, vamos ver como as coisas ficam OK?

Abraço e obrigado pelo comentário.